Números binários

O sistema de números que nós humanos utilizamos para números e cálculos é o decimal, que utiliza dez dígitos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9). Os computadores usam um outro sistema que utiliza apenas dois dígitos (0,1). Esse sistema é chamado de binário.
Para convertermos um número de decimal para binário existem alguns métodos:
1. Podemos dividir o número sucessivamente por dois e anotar os restos das divisões:
entender informática
No exemplo acima transformamos o número 9 em binário. Considero esse método muito trabalhoso, principalmente para números com muitos dígitos. Recomendo o segundo método:

2. Podemos utilizar uma tabela com as potências de 2:
entender informática

No exemplo acima pegamos o mesmo número 9 e procuramos o número mais próximo da tabela (8). Marcamos o número 8 com 1 na tabela e subtraímos 9-8=1. Os números 4 e 2 não entram porque são maiores que 1, então marcamos na tabela com 0. O número 1 da tabela entra (porque não é maior que 1), então subtraímos 1-1=0.
Observem que utilizando a tabela podemos transformar também de binário para decimal, usando o processo inverso, somando os números marcados com o dígito 1.

3. Podemos também utilizar um recurso da Calculadora do Windows. Basta clicar no menu Exibir e mudar para Programador. Nesse modo temos a opção de converter um número de decimal (Dec) para binário (Bin) e vice-versa, conforme a figura abaixo:
entender informática


Um comentário :